HUGO PEREIRA
Portugal

Biografia:

Nasceu na Covilhã, cresceu no Fundão. Depois do liceu, partiu para Lisboa, onde teve os primeiros empregos e frequentou a Faculdade de Letras. Aí fez também os seus primeiros filmes amadores em vídeo e, entre 2007 e 2009, escreveu um primeiro livro, o romance Operador de Call Center, assinando a obra escrita como H.M.S. Pereira.
Entre 2010 e 2013 voltou à cidade onde nasceu para estudar Cinema. Dos últimos anos em Lisboa e desse regresso a casa nasceu a compilação de textos Manual de Sobrevivência em Português, publicado digitalmente em 2015.
Depois mudou-se para o Porto para estudar tradução e onde acabou a trabalhar como administrativo de segunda categoria numa instituição cultural da cidade.
Em 2016 publicou, na Editora A23, Interior e Outras Paragens – Uma Novela e Três Contos, “um road movie à portuguesa” (do prefácio, por Mário Fernandes).
Em 2017 um dos trabalhos em vídeo que fez no curso de Cinema – Unidade Curricular 5410 – Laboratório de Realização – foi mostrado na Moagem do Fundão, no âmbito do ciclo “Dar a Ver”.
Em 2018 publicou o ebook Livro de Reclamação exclusivamente online.
Entre 2016 e 2018 preparou uma tradução para português de uma selecção pessoal de poemas do autor norte-americano Charles Bukowski, em sua homenagem, culminando no projecto colectivo Bukowski em PT, disponível no Vimeo e Youtube, para o qual convidou vários amigos artistas a imaginar em vídeo esses poemas traduzidos.

Filmografia:
2011  Unidade Curricular 5410 – Laboratório de Realização