Mão Morta Redux – A Casa na Praça Trubnaia

Mão Morta Redux – A Casa na Praça Trubnaia
União Soviética| 1928 | 86′
Realizador: Boris Barnet

Sinopse:

A partir de uma encomenda para a quarta edição do festival de cinema CLOSE-UP, os Mão Morta criaram uma nova banda-sonora para o filme “A Casa da Praça Trubnaia”, obra-prima do cineasta soviético Boris Barnet, um outsider do cinema mudo soviético. Este filme-concerto é composto e tocado ao vivo por Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro, que se apresentam enquanto Mão Morta Redux, um formato reduzido que marca um regresso ao período em que o grupo era constituído por apenas três elementos.

Em “A Casa da Praça Trubnaia”, Boris Barnet conduz-nos por uma sátira à hipocrisia da pequena burguesia, que sobrevivera na URSS à Revolução e que continuava, sorrateiramente, a explorar os necessitados. Através da comédia, o cineasta mostra a história da casa, e dos seus habitantes, para onde Parasha Pitunova (Vera Maretskaya) foi trabalhar como empregada doméstica, acabada de chegar a Moscovo e vinda da província.

Formados em 1984 por Joaquim Pinto, Miguel Pedro e Adolfo Luxúria Canibal, os Mão Morta construíram um dos percursos mais sólidos e importantes do rock nacional, tornando-se num grupo de culto e um dos mais respeitados pelo público português. Ao longo de mais de três décadas de existência, editaram 12 álbuns de estúdios e 7 discos gravados ao vivo. Em 2019, editaram “No Fim Era o Frio”, um novo disco que parte da criação de um espectáculo de dança contemporânea.