Encontros Cinematográficos – XII Edição

ENCONTROS CINEMATOGRÁFICOS 2022 . XII edição
Seminário Internacional de Cinema

11 a 15 de maio 2022
A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, Fundão

Programa: www.luzlinar.org/encontroscinematograficos/encontros-2022/

Último filme de Peckinpah estreia no Fundão

Os Encontros Cinematográficos regressam à Primavera, de 11 a 15 de Maio, de 4ª a Domingo, na Moagem do Fundão. A 12ª edição deste Seminário Internacional de Cinema, que se tem consolidado nacional e internacionalmente como um ponto de encontro crucial entre diversos autores e a comunidade, apresenta uma retrospectiva do grande realizador americano Sam Peckinpah e o ciclo “Guerra e Paz”.

Destaca-se a estreia no Fundão de “O Fim-de-Semana de Osterman – Director´s Cut” (11 de Maio às 21.30), o último filme do realizador de “A Quadrilha Selvagem”, tal e qual o montou às escondidas dos produtores e finalmente revelado ao fim de quase 40 anos. Somam-se ainda as estreias dos documentários “Passion & Poetry: The Ballad of Sam Peckinpah” e “Sam´s final cut”, do realizador e historiador Mike Siegel, que tem dedicado grande parte da sua vida ao legado de Sam Peckinpah e que estará presente no Fundão para acompanhar esta retrospectiva. Na 6ª, 13 de Maio, haverá também um concerto de celebração da vida e obra de Peckinpah, reunindo vários músicos, “La Golondrina e a Quadrilha Selvagem”, no Moto Clube Os Trinca-Cereja, Rua da Cale n.º 47, a partir das 23 horas.

Já no ciclo “Guerra e Paz”, igualmente programado no certame, inaugura-se a exposição colectiva “Templo de Amor em Tempos de Guerra” (15 de Maio, Domingo, às 11 da manhã), na Casa Vermelha, nº 39, da Rua da Cale, com trabalhos de artistas ucranianos e portugueses unidos na mesma luta e esperança: Alina Rubel, Anna Kramar, Casca, Gabriel AV, Halyna Katiukha, Ivan Romanenko, Pedro Leitão, Polina Krykunova, Rosa Martins, Vira Krykunova, Yulia Diadiura e Zina. À tarde, na Moagem, continuam as projecções de filmes: “Cross of Iron – A Grande Batalha” (às 15), de Peckinpah; “Paz” (às 18), dos fundanenses Marta Ramos e José Oliveira”; e, às 21.30, o clássico “Três Camaradas”, de Frank Borzage, com apresentação do grande escritor espanhol Miguel Marías.

Por fim, mas não menos importante, e no seguimento da aposta em jovens e talentosos autores, será lançado o livro “Vaivém”, de Helena Almeida, 13 de Maio, às 21.30, na Biblioteca Eugénio de Andrade.

Como habitualmente, será distribuído gratuitamente um catálogo dos Encontros Cinematográficos, com entrevistas a todos os autores convidados e textos inéditos sobre cada um dos filmes apresentados.

A organização é da Associação ARS e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (que acolherá uma extensão dos Encontros Cinematográficos), do Cineclube Gardunha, do Cineclube da Guarda, do Jornal do Fundão e do Canto Redondo.

A entrada é livre para todas as sessões e encontros, recomendando marcação prévia para bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com.