LOST PICTURES  ∞ LOST MEMORY?
Alemanha | 2009 | betacam digital | cor | 98’
Realizador: Benjamin Geissler

Sinopse
A ruína do Grande Hotel “Medo” encontra-se abandonada num fascinante jardim de palmeiras. Lost Pictures ∞ Lost Memory? desperta o hotel para uma nova vida e transforma-o numa metáfora intemporal. Os hóspedes vêm de diferentes países.
O Filme Fine-Art mostra, através de intuitivos saltos temporais e estilo original de filmagem, pessoas muito diferentes mas sábias. As suas experiências, histórias e filosofia unem-se, no Hotel Medo, numa reflexão sobre o silêncio, o medo e memória. A sobreposição e repetição obrigatória do extermínio de massas industrial, do pós-guerra, da Máfia, da política, do nacionalismo, do totalitarismo e da burocracia exercem a sua influência até ao presente.

 

PROVOCAR REACÇÕES INDIVIDUAIS

Benjamin Geissler começou a fazer filmes há vinte anos. Já tinha atrás de si uma carreira profissional como lenhador, mas um acidente grave prendeu-o durante vários meses a uma cama. Tempo suficiente para reflectir sobre a sua vida e o futuro e arriscar a entrada no mundo do documentário, que há muito o fascinava.

Entretanto já realizou cinco filmes, dos quais o último, Lost Pictures ∞ Lost Memory?, será apresentado no Festival de Cinema de Hamburgo. Em todos os seus projectos não foi só realizador, mas também autor, produtor e distribuidor e, às vezes, “actor”. O seu projecto “Messina”, a saga de uma família italiana durante mais de 40 anos, espera pela sua realização. O pai de duas crianças, casado com uma italiana, ganhou o seu dinheiro até ao final dos anos 90 com a sincronização de filmes.

O realizador Benjamin Geissler procura conexões. “A nossa compreensão do Direito baseia-se hoje ainda no Direito romano, um sistema, baseado na ideia da exclusão, um sistema que conduz ao totalitarismo”, afirma Geissler e prova esta tese com a especialização sempre crescente da sociedade por um lado e a perda da capacidade de reflexão sobre concatenações no contexto social, por outro. O poeta e filósofo italiano do século XVI Giordano Bruno, a sua arte da memória e o seu “método”
de ampliação de horizontes, são um importante companheiro do documentarista nas suas viagens fílmicas de descobrimento. À volta da apresentação do seu novo filme “Lost Pictures ∞ Lost Memory?”,  o realizador Geissler organiza também diversos encontros temáticos interdisciplinares, desde a leitura de “A magia da Circe”, um texto de Giordano Bruno de 1582 até um grande jantar de doadores com o mestre italiano Corrado Assenzo. Impulsionar e preservar a “diversidade das espécies” – eis o credo do fazedor Benjamin Geissler.

Gerhard Fielder

 

LOST PICTURES, LOST MEMORY?

Ele próprio chama ao seu filme um “psycho-triller”. Na verdade “Lost Pictures ∞ Lost Memory?” não tem nada a ver com as regras do género de filme de terror americano, mas tem muito a ver com o profundo interesse pela psique de contemporâneos pensadores. Oscilando entre o ensaio fílmico e múltiplas entrevistas, cortes associativos e saltos temporais intuitivos, Geissler viaja através dos mundos do pensamento do século passado e do nosso jovem século, inquire o pós-guerra, ocupa-se da Máfia, da Nacionalismo e do Totalitarismo. E reflecte diferentes pontos de vista quando fala com historiadores, filósofos, partisans, escritores ou sobreviventes de sistemas totalitários – entre eles o caçador de nazis Atuviah Friedman, o escritor ucraniano Jurij Andruchovitch ou a política Cornelia Schmalz-Jacobsen.

LOST PICTURES ∞ LOST MEMORY? A ruína do realmente existente Grand Hotel “Medo” transforma-se no palco metafórico da reflexão intuitiva de Benjamin Geissler sobre o totalitarismo, a resistência e a estrutura antropológica base do ser humano que o leva a subjugar-se a estruturas mafiosas. Neste caso, Giordano Bruno e a sua ideia de arte da memória apadrinharam a estrutura deste filme. E como o formulou o livre-pensador do século XVI, que acabou na fogueira em Roma: “… faça-o pela memória, mas também será de grande vantagem para a sua capacidade de discernimento…”. Pode dar-se este “conselho para a vida” a cada espectador da tentativa de conhecer o mundo de Benjamin Geissler. Não só para o conhecer, mas também para o interrogar.

Meike Gastner
in Hamburg:pur – Das Offizielle Filmfest Hamburg Programm 2009