AND WHEN I DIE, I WON´T STAY DEAD
EUA | 2015 | p&b | 90′
Realização: Billy Woodberry

Bob Kaufman (1925-1986), considerado o Rimbaud americano, é uma das vozes mais singulares do imaginário poético e político da literatura americana.
O documentário de Billy Woodberry é uma viagem à beleza feroz da obra de Bob Kaufman, poeta surrealista do jazz e activista afro-americano, e da sua concepção da poesia como elemento fundamental para a sobrevivência moral da humanidade. Participou e influenciou o meio artístico de São Francisco e Nova Iorque dos poetas da geração Beat, como Amiri Baraka e Jack Hirschman, e foi amigo de William Burroughs e Allen Ginsberg. De origem negra e judaica, Kaufman foi perseguido durante toda a sua vida por questões raciais e políticas, que datam da sua juventude, quando foi marinheiro e sindicalista, e deteve um papel de liderança no Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos dos Estados Unidos. Anos depois, após uma das suas inúmeras prisões injustificáveis, foi internado num sanatório e sujeito a uma terapia de choque. Kaufman fez um voto de silêncio que durou mais de uma década.
O cineasta, assim como alguns dos entrevistados no filme, resgata a história de um artista que foi propositalmente esquecido. Este documentário venceu o prémio RTP para melhor documentário de investigação no Doclisboa em 2015. Um dos muitos entusiastas do filme foi Neil Young: “Um justo tributo a um espírito errante.”