(5) CINECLUBE JOVENS PROGRAMADORES

A criação de Clubes de Jovens Programadores apresenta uma grande importância ao nível da sua formação e também no sentido de captar a sua atenção para chegar assim mais facilmente ao encontro de jovens espectadores.

A programação de filmes, envolvendo necessariamente múltiplas questões, é sobretudo um processo de descoberta que permite o desenvolvimento de uma ligação extraordinária dos jovens programadores com o cinema, que facilmente poderá ser transmitida aos outros jovens.

Destacamos que todo processo é desenvolvido pelos próprios jovens programadores, desde a pesquisa às projecções propriamente ditas, passando pelas questões autorais, escrita da folha de sala, escolha de convidados, testes de projecção, ou a própria divulgação das sessões, para a qual devem descobrir formas inovadoras de encontrar o seu público, sobretudo os mais jovens.

Os jovens programadores terão acesso a uma selecção de filmes com os quais podem trabalhar de forma criteriosa, tendo em vista os objectivos que estabelecerem.

Estes podem desenvolver vários tipos de sessões, desde a sessão normal de visualização do filme, com espaço para conversa, ou ciclos temáticos em sessões ao ar livre, entre outras.

 

Objectivos:
1 – Proporcionar contacto com obras cinematográficas;
2 – Desenvolver capacidades de organização, responsabilidade e trabalho em equipa; 3 – Estimular a criatividade e promover o gosto pelo cinema;
3 – Promover o cinema a jovens espectadores.