MALVADEZ
Portugal | 1989 | Digital | Cor | 55’
Realizador: Luís Alvarães
Cópia: Arquivo RTP – Rádio Televisão Portuguesa

Sinopse: Matias decide voltar a Lisboa para revisitar amigos e lugares que conheceu antes de cumprir serviço militar. Num primeiro reconhecimento, estranha a hostilidade latente no bairro. Nos antigos locais de camaradagem estão agora marginais que o interpelam agressivamente…

 

Malvadez1  Malvadez2

 

Em 1990 e quase em simultâneo estrearam as primeiras obras de uma série de jovens num contexto relativamente favorável que parecia ser o despontar de uma “Terceira Geração” do cinema português.
Estamos a falar de longas-metragens como “O SANGUE”, de Pedro Costa e A IDADE MAIOR, de Teresa Villaverde. Foi igualmente nesse mesmo ano que a RTP apostou na produção da série “CORAÇÕES PERIFÉRICOS” abrindo assim no campo da curta e média-metragem uma janela de oportunidade para outros jovens cineastas.
Entre eles, Luís Alvarães que escreveu o argumento e assinou a realização de “MALVADEZ”. No elenco e em plena sintonia com esta geração de cineastas, encontramos nomes como Pedro Hestnes, um ator a que o ONDA CURTA presta homenagem através da recordação de um momento de fulgor algo esquecido no panorama da curta-metragem nacional. Uma coprodução entre a G.E.R. e a RTP.