(3) FALAR |FILMAR (Oficinas com Dispositivos Móveis)

Estas oficinas pretendem que os dipositivos móveis sejam um meio para que o cinema se envolva na vida diária dos jovens através da utilização de ferramentas do seu quotidiano, que estão mais facilmente ao seu alcance (smartphones e tablets).

As Oficinas compreendem a visualização de filmes e de excertos de filmes, estimulando o conhecimento sobre a diversidade e a riqueza do cinema, bem como o desenvolvimento de competências críticas dos jovens sobre os filmes.

É também efectuada uma abordagem relacionada com questões da linguagem cinematográfica (enquadramento, escala de planos e realização), terminando com a realização de um filme ensaio, promovendo o recurso às novas tecnologias como ferramentas privilegiadas para a captação e tratamento de imagens em movimento.

 

Duração: 12h
Bloco 1 (4 horas): Visionamento e análise de excertos de filmes do ponto de vista da linguagem cinematográfica e trabalhar questões relacionadas com o enquadramento e escalas de planos.
Perceber como utilizar de forma adequada o smartphone na recolha de imagens em vídeo, tirando o máximo partido das suas características;
Bloco 2 (4 horas): Saída para recolha de imagens. Cada participante deve recolher vários planos com máxima duração de 10 segundos por plano;
Bloco 2 (4 horas): São dados a conhecer programas de edição para smartphones e nos quais os participantes poderão fazer a edição das imagens recolhidas.
Visualização e posterior escolha dos 4 melhores planos de cada participante com propósito de criação de uma curta metragem colectiva.