TERESA GARCIA

teresa-garciab

Biografia:
Inicia a sua vida profissional como actriz e depois como encenadora de teatro.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris onde acompanhou e participou nos projectos do grupo de teatro experimental “La Pomme Verte” dirigido por Françoise Pillet ao longo de um ano. Apesar da fundamental experiência através de novas metodologias na criação teatral foi também nessa altura que se deu o seu definitivo encontro com o cinema.
De regresso a Lisboa fez a Escola Superior de Teatro e Cinema (área de montagem). Deixou o teatro e colaborou como anotadora e depois assistente de realização com diversos cineastas em Portugal e em França (António Campos, Serge Roullet, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Pierre-Marie Goulet etc).
Membro fundador da associação Os Filhos de Lumière (2000) vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística onde orienta oficinas de prática de cinema destinados a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos ( e adultos).
Coordena ainda diferentes dispositivos pedagógicos de iniciação ao cinema em Portugal, em particular Cinema cem anos de Juventude desde 2006, que integra 11 países na europa e além-mar, em colaboração com a direcção do Serviço Educativo da Cinemateca Francesa.
Como programadora foi uma das responsáveis do ciclo de cinema “Olhar de Ulisses” (4 edições em 2000 e 2001) para a Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, e é actualmente de “O cinema à volta de cinco artes/cinco artes á volta do cinema” para o Festival Temps d’Images em colaboração com a Cinemateca Portuguesa (9ª edição em 2014).
Procura dividir-se entre a realização, a programação e a educação ao cinema, no âmbito da Associação “Os Filhos de Lumière”, que tem vindo a tomar um espaço cada vez maior na sua actividade.
http://aduplaviagem-athanor.blogspot.pt/

Filmografia:
2002    A Dupla Viagem
2004    A Casa Esquecida
2005    O Caminho Perdido
2012    A Tempestade