Encontros Cinematográficos – XI edição

Encontros Cinematográficos – XI edição
Seminário Internacional de Cinema

29 de outubro a 1 de novembro 2021
A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, Fundão

Programa: https://www.luzlinar.org/encontroscinematograficos/encontros-2021/

A Moagem do Fundão volta a marcar encontro com o cinema, de 29 de Outubro a 1 de Novembro, com a 11.ª edição do seminário internacional Encontros Cinematográficos, que promove a reunião entre vários participantes e cineastas de diferentes gerações e geografias, com uma atenção particular ao cinema português e aos realizadores emergentes. É um programa de 4 dias com três sessões por dia, seguidas de debate com a presença dos autores: Nelson Fernandes (Zina), João Dias, Manuela Serra, H.M.S. Pereira, Aya Koretzky, Rui Garrido, Sério Fernandes, Loukia Batsi, Marianna Stathaki, José Veloso.
Entre os vários pontos de grande interesse, a estreia do filme “Nós” (dia 29, às 21.30), de Nelson Fernandes (Zina), realizador que também terá uma retrospectiva da sua obra na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa; um debate sobre as políticas públicas de habitação e o papel da arquitectura, a partir de “As Operações SAAL” (dia 30, às 15), de João Dias, com as presenças de Álvaro Domingues, José António Bandeirinha, José Manuel Castanheira, José Veloso; a projecção, em cópia restaurada, do celebrado “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra (dia 30, às 21.30); o lançamento do livro “Os animais mortos na berma da estrada” (dia 31, às 15), de H.M.S. Pereira; um tributo ao cineasta de “Porto Porto”, Sério Fernandes (dia 1 de novembro, às 15); a publicação de um catálogo com textos sobre cada um dos filmes e entrevistas a todos os autores convidados.
Pelos Encontros Cinematográficos, sempre abertos à participação da comunidade, têm passado grandes vultos do cinema e da cultura, publicando-se em 2020 um volume que reúne todos os textos e entrevistas das primeiras dez edições.
A este programa, junta-se a Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Centro, com um painel dedicado à ARQUITETURA com a mostra do filme “AS OPERAÇÕES SAAL” de João Dias seguindo-se uma conversa com arquitetos que participaram no processo SAAL entre 1974 e 1976.
A organização é da ARS | luzlinar e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (que acolherá uma extensão dos Encontros Cinematográficos), do Cineclube da Guarda, da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Centro, do Jornal do Fundão, da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do Colectivo “Rodopio na Cale”.

A entrada é livre para todas as sessões e encontros, recomendando marcação prévia para bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com.
Evento cultural que cumpre com o DL nº 70/2020, e segue as recomendações da DGS.