ENCONTROS CINEMATOGRÁFICOS 2023 . XIII edição
A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes . Fundão
11 a 14 de agosto 2023

Os Encontros Cinematográficos regressam à Moagem do Fundão, de 11 a 14 de Agosto. Este Seminário Internacional de Cinema, já na 13ª edição, volta a afirmar-se como um ponto de encontro entre diversos autores e a comunidade, contemplando projeções de filmes na Moagem e ao ar livre, debates, apresentações, concertos, lançamentos de livros e até caminhadas na Serra da Gardunha.

O destaque deste ano vai para a estreia nacional de vários filmes, como “Motus” do multipremiado Nelson Fernandes, ou “Senhora da Serra” (Cópia de Montagem), de João Dias, a primeira longa-metragem de ficção totalmente rodada na Serra da Gardunha.

O evento inicia-se no dia 11 Agosto, às 21.30 na Moagem, com um bloco que celebra o centenário do cinema de animação em Portugal, contando com a presença de consagrados realizadores, como Abi Feijó, Regina Pessoa, Nelson Fernandes, Bruno Caetano ou João Gonzalez (este a confirmar), cujo “Ice Merchants” foi o primeiro filme português a ser nomeado para os Óscares.

No dia 12 de Agosto, às 15.00 na Moagem, será a aguardada estreia de “Senhora da Serra” (Cópia de Montagem), um filme que assume a paisagem da Serra da Gardunha como palco privilegiado do grande teatro da vida, partindo de uma releitura das narrativas do culto mariano no interior de Portugal e de lendas da Gardunha, contando com a participação de atores como Patrícia Guerreiro ou João Figueira, bem como do Coro da Soalheira e das Adufeiras do Paul. Após a projeção, haverá um debate com o realizador João Dias, Isaura Reis, David Caetano e Sérgio Dias Branco, seguido de uma caminhada à Serra da Gardunha a partir da Moagem.

No dia 14 de Agosto, às 21.30, será exibido “Terra que Marca”, com a presença do realizador Raul Domingues, um dos grandes filmes de 2022 que é, nas palavras de José Oliveira, «um trabalho demorado de amor e de louvor à terra que só terá paralelo com os grandes panteístas e líricos russos e americanos dos anos vinte e trinta do século passado».

No dia 13 de Agosto, às 23.30 na Rua da Cale, o cinema dá lugar à música, com um concerto dos Blue Velvet, uma banda composta por Duarte Fonseca (bateria), Edgar Ferreira (baixo), João Clemente (guitarra) e Pedro Santos (voz), que interpreta música icónica do soul ao rock.

Por fim, mas não menos importante, será apresentado o livro “Perseverança” (ed. The Stone and The Plot), de Serge Daney, 13 de Agosto, às 15 horas, na Moagem. É o mote para a projeção de dois clássicos que o célebre “cine-filho” muito admirava: “Hiroshima, meu amor” de Alain Resnais e “Beco do Paraíso”, de Sylvester Stallone, este projetado ao ar livre no Parque Verde, 13 de Agosto às 21.30. Dois filmes imperdíveis que se juntam a outros dois monumentos cinematográficos: “Benilde ou a Virgem Mãe” de Manoel de Oliveira e “Uma Aldeia Japonesa, Furuyashikimura” de Ogawa Shinsuke, apresentados por João Dias e Raul Domingues, respetivamente.
A terminar e também ao ar livre, desta vez na Rua da Cale, 14 de Agosto às 23.30, será exibido um bloco de curtas-metragens, “À Beira, a nova Terra”, da jovem artista e ativista Mariana Neves.

Como habitualmente, será distribuído gratuitamente um catálogo dos Encontros Cinematográficos, com entrevistas a todos os autores convidados e textos inéditos sobre cada um dos filmes apresentados.

A organização é da Associação ARS e do Cineclube Gardunha, com apoio do Município do Fundão e colaboração da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (que acolherá em Setembro uma extensão dos Encontros Cinematográficos), dos Caminheiros da Gardunha e do Jornal do Fundão.

O programa pode ser consultado no site encontroscinematograficos.ars-id.org/ e no facebook: https://www.facebook.com/encontroscinematograficos/.

A entrada é livre para todas as sessões e atividades.

 

PROGRAMA

SEX 11
Bloco I – Animação Portuguesa

21h30 OS SALTEADORES * de Abi Feijó
TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS * de Regina Pessoa
ICE MERCHANTS de João Gonzalez
MOTUS de Nelson Fernandes
MAKING OF MOTUS de Nelson Fernandes
22h30 Encontro com Regina Pessoa, Abi Feijó, João Gonzalez e Nelson Fernandes, moderação de Bruno Caetano

 

SÁB 12
Bloco II – João Dias / Manoel de Oliveira

15h00 SENHORA DA SERRA (Work in Progress / Cópia de Montagem) * de João Dias
16h15 Encontro com João Dias, Sérgio Dias Branco, David Caetano e Isaura Reis, moderação de Bruno Ramos

Com os Caminheiro da Gardunha:
17h30 POESIA DA TERRA Caminhada a partir da Moagem, leitura de poemas e piquenique partilhado no Parque do Convento
22h00 BENILDE OU A VIRGEM MÃE * de Manoel de Oliveira
Com apresentação de João Dias

 

DOM 13
Bloco III – Serge Daney / Perseverança

15h00 Apresentação do livro “PERSEVERANÇA”, de Serge Daney com as presenças de Luís Lima e Daniel Pereira
16h30 HIROSHIMA, MEU AMOR ** de Alain Resnais

21h30 BECO DO PARAÍSO ** de Sylvester Stallone, Parque Verde, ao ar livre
23h30 Concerto BLUE VELVET, Galeria Amarte e Royal Coffee Shop, Rua da Cale

 

SEG 14
Bloco IV – Raul Domingues / Ogawa Shinsuke / Mariana Neves

15h00 UMA ALDEIA JAPONESA, FURUYASHIKIMURA * de Ogawa Shinsuke
Com apresentação de Raul Domingues

21h30 TERRA QUE MARCA de Raul Domingues
22h40 Encontro com Raul Domingues e Manuel Guerra, moderação de José Oliveira
23h30 À BEIRA, A NOVA TERRA de Mariana Neves, Rua da Cale, Sessão ao ar livre

 

* legendado em inglês
** legendado em português

 

CONVIDADOS
ABI FEIJÓ
REGINA PESSOA
JOÃO GONZALEZ
NELSON FERNANDES
BRUNO CAETANO
JOÃO DIAS
RAUL DOMINGUES
MARIANA NEVES
SÉRGIO DIAS BRANCO
DAVID CAETANO
ISAURA REIS
BRUNO RAMOS
LUÍS LIMA
DANIEL PEREIRA
MANUEL GUERRA

FILMES
OS SALTEADORES
TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS
ICE MERCHANTS
MOTUS
MAKING OF MOTUS
SENHORA DA SERRA (Work in Progress / Cópia de Montagem)
BENILDE OU A VIRGEM MÃE
HIROSHIMA, MEU AMOR
BECO DO PARAÍSO
TERRA QUE MARCA
UMA ALDEIA JAPONESA, FURUYASHIKIMURA
À BEIRA, A NOVA TERRA