CINEMA JUVENTUDE

UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O CINEMA

 

Este projeto pretende desenvolver e implementar estratégias inovadoras no sentido de levar as crianças e os jovens a descobrir, a conhecer e a viver o cinema.

Entendemos que a cultura cinematográfica pode estimular novas experiências envolvendo as diferentes áreas do conhecimento no âmbito das atividades escolares, promovendo assim uma cultura visual no sentido da fruição estética e simultaneamente da pedagogia da imagem em todo o processo de aprendizagem.

Por outro lado, entendendo o cinema enquanto instância estética e simbólica, pensamos indispensável também estimular uma abordagem no plano ético por via da formulação sistemática de questões relacionadas com a ética no âmbito das imagens cinematográficas e outras narrativas visuais.

Por via de uma metodologia com base na experimentação, desenvolvemos formas pedagógicas direcionadas para a apreensão da linguagem e matéria cinematográficas, bem como da formação de uma capacidade crítica, privilegiando uma abordagem ao cinema através do ver e do fazer.

Desta forma, a proposta compreende distintas atividades complementares e transversais que passam por Oficinas de curta e longa duração, um ambicioso programa de Projeções/Conversa, um Cineclube de Jovens Programadores, uma Residência de Criação Artística e um Seminário de formação de professores.

As atividades desenvolvem‐se ao longo do ano letivo, maioritariamente no próprio espaço escolar ou adjacente e são orientadas por formadores/cineastas, que tem ao seu dispor equipamentos tecnológicos de som, imagem e edição profissionais, com todas as atividades assistidas por professores dos próprios agrupamentos escolares, para os quais disponibilizamos formação adequada no âmbito deste projeto.

Para o desenvolvimento deste projeto constituímos uma equipa de formadores profissionais, especializados e experimentados, titulada pelo realizador Manuel Mozos, que tem trabalhado nos últimos anos na implementação e desenvolvimento de projetos de promoção e divulgação cinematográfica que a Luzlinar também promove e desenvolve nos últimos quinze anos em todos os outros domínios artísticos.

São parceiros fundamentais deste programa integrado a Cinemateca Portuguesa e a Universidade da Beira Interior.

– Cinemateca abre as portas dos seus arquivos e cede cópias dos filmes no seu formato original, dando-nos assim a possibilidade de oferecer projeções em condições excecionais.

– A Universidade desenvolve processos de pesquisa com vista à elaboração de materiais pedagógicos para utilização nas diferentes Oficinas, na formação de professores e na aferição dos objetivos pedagógicos do programa.

Trata-se pois de um projeto transversal e inserido numa vasta região do interior profundo, predominantemente rural, em processo de desertificação e com indicadores de desenvolvimento humano muito desfavoráveis. Pretende-se assim contribuir para a inversão desta situação, através da realização deste programa de atividades, que percorre diferentes concelhos, num trabalho em articulação com a Comunidade, a Escola e a Universidade na descoberta, no desenvolvimento do conhecimento e promoção da cultura cinematográfica.

Este projeto tem sido determinante na promoção da cultura artística em geral onde ela se encontra mais parca, onde integramos crianças e jovens num universo novo e altamente qualificado que só a persistência na promoção de projetos desta dimensão podem propiciar.

 

http://www.cinemajuventude.luzlinar.org/

 

 CinemaJuventudeCapa2