COUPLE REGARDS POSITIONS
França | 1982 | 16 mm | Preto e Branco | 60′
Realização: Boris Lehman

Sinopse
Um espelho dotado de dupla face.
A água e o fogo. A água apaga o fogo e o fogo faz ferver a água, fá-la evaporar-se.
Tiveram algumas dificuldades em entender-se. Não podem casar-se sem que um deles desapareça e, no entanto, sentem-se inexoravelmente atraídos um pelo outro. Precisam um do outro para existir.
Couple / Regards / Positions (le mariage de l’eau avec le feu) pretende ser uma experiência de cinema alquímico. Duas personagens – um homem e uma mulher – jogam: olham um para o outro, confrontam-se, agridem-se até se mutilarem, para tentarem comunicar, unir-se. Cada olhar, cada posição, cada acção que executam é ritual e simbólica.
Não há cenário. Unicamente objectos e formas geométricas – círculo, quadrado, triângulo – suspensos no ar e pousados no chão. Metafórico, abstracto e pictórico, Couples/Regards/ Positions é um filme sobre o preto e branco (a preto e branco), sobre o cheio e o vazio (sonoro e silencioso), sobre a impossível reunião dos contrários, do mais e do menos, de quente e do frio, do alto e do baixo, da sombra e da luz. Da água e do fogo.
Concebido como uma colagem, o filme ganha sentido, como nos sonhos, através das associações e das analogias que colocou em jogo. Para além da magia das imagens, do sado-masoquismo de algumas cenas, do esoterismo da proposta, Couple / Regards / Positions é um filme de solidão, de sofrimento e de amor.
Boris Lehman

 

9b92404f7a104a74b451e24485451e8f_205_-1_eximage_0_couples_002 438a91b551dd42bebade34ec3e90fec9_205_-1_eximage_0_couples_005 positions