VIDROS PARTIDOS
Espanha / Portugal | 2012
Realização: Victor Erice

“Vidros Partidos” é o segmento de Erice para o filme “Centro Histórico” (2012), que contou com outros 3 segmentos da responsabilidade de Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Aki Kaurismäki. O filme permanece inédito.

 

VIDROS PARTIDOS
(em Centro Histórico) (2012)

Erice responde novamente a uma encomenda, desta feita de Guimarães, capital europeia da cultura em 2012. Nesta ocasião não só não fala já de si próprio, como nem sequer de Espanha – mesmo que um filme parecido pudesse ser feito em Espanha; é um filme plenamente português, onde tudo é português excepto o cineasta.

Aqui não há nada de ficção, são recordações evocadas pelos próprios protagonistas, que contam a sua história, a sua vida biológico-laboral, pois ambas as facetas praticamente se confundem no caso destes homens e mulheres, fatalistas e resignados, bons narradores orais ante a atenta e respeitadora câmara com que Erice os regista interpretando-se a si mesmos sinteticamente.

De novo 35 minutos, como em La Morte Rouge, mas desta vez basicamente a cores e com pouco recurso a imagens do passado, que imaginamos recriado pela força da palavra viva nos rostos e nos gestos de essas mulheres e de esses homens, entre maduros e antigos.

Miguel Marías